Tolerância e ato político

A tolerância existe a partir do momento que nos relacionamos com outros seres humanos e visualizamos as diferenças existentes entre nós. A tolerância é aceitar o outro com suas ideias, seus pensamentos e opiniões. Respeitar-se e até refletir sobre opiniões que sejam contrárias às nossas. Na tolerância há o direito de fazer com que o outro mude de ideia, mas, através do diálogo. A tolerância é uma contribuição para a vida em sociedade, onde há uma diversidade muito grande de gostos, culturas e ideias. O exercício da tolerância é ter consciência de que mesmo sendo diferentes, podemos ter um bom convívio com os outros.

A tolerância deve ser autêntica, não se deve fingir que tolera o outro, mas, na realidade, desprezá-lo e não dar importância a suas ideias e opiniões, como se o outro fosse um nada, não merecesse a confiança de outras pessoas e não merecesse ser ouvido.

Na maioria das vezes dizemos que não toleramos políticos, que eles são um bando de ladrões. Mas esquecemos que vivemos em um país democrático, onde todos nós somos políticos, queira ou não, pois, temos que escolher quem nós queremos para representar o poder em nosso país e o processo político se constitui em interesse e decisões.

Se realizamos tal escolha é sinal que concordamos com as ideias daqueles que elegemos e por isso o aceitamos, e há uma tolerância se não concordamos com as ideias dele, mas, achamos que ele é o melhor político.

A política tem a ver com o exercício do poder, costumam dizer que o poder é a capacidade de influenciar no comportamento das pessoas, então, podemos dizer que o poder é tolerante, pois, tenta influenciar o outro através do diálogo. Um exemplo disso são os discursos políticos.

O ato político possui dois aspectos importantes: o interesse e a decisão. Se alguém deseja influenciar ou modificar o comportamento das pessoas, é porque há um interesse nisso, e quando esse interesse é pessoal, para benefício próprio, esse ato se torna intolerante diante de uma sociedade. Um exemplo disso são os políticos corruptos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s