Jundiaí é 1ª cidade digital no Estado

Município de Jundiaí bate recorde em acessos à internet

Jundiaí é a 1ª colocada no Estado de São Paulo e está em 5º lugar no ranking nacional no Índice Brasil de Cidades Digitais. O índice foi criado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), entidade privada com sede em Campinas, em parceria com a Momento Editorial. Trata-se de uma espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.

Em nível nacional, Jundiaí ficou à frente de cidades como São Paulo, Campinas e Santos. A primeira colocada é Belo Horizonte. O prêmio foi recebido pelo diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Daniel Bocalão Júnior, na última terça-feira, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Para medir o nível de digitalização das cidades no Brasil, o CPqD criou um questionário de 15 perguntas formuladas a partir de critérios relacionados à infraestrutura tecnológica – equipamentos, cobertura geográfica -, disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade – para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas. O questionário foi respondido por cem municípios, de todas as regiões do Brasil.

Desse total, 75 foram validados após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE. A revista Wirelles Mundi, especializada no assunto, destaca na sua edição deste mês a conquista alcançada por Jundiaí. Em reportagem da jornalista Ana Cecília Americano, a Mundi mostra alguns avanços da Prefeitura com serviços virtuais, como a abertura de empresas, cuja demanda é feita e atendida pela web, num processo automático.

O e-156 também é apontado na reportagem como um serviço de grande benefício para o cidadão, além da “Compra Aberta”, que evidencia a transparência com que os processos licitatórios são conduzidos pelo governo municipal. Na prática, toda a gestão municipal é informatizada, abrangendo mais de 200 escolas e 43 unidades de saúde.

O ranking – Confira as cidades mais digitais da pesquisa:

1º – Belo Horizonte (MG)
2º – Curitiba (PR)
3º – Porto Alegre (RS)
4º – Vitória (ES)
5º – Jundiaí e Ibirapuitã (RS)
6º – Campinas (SP)
7º – Santos (SP) e São Carlos (SP)
8º – Tarumã (SP)
9º – São Paulo (SP)
10º – Tauá (CE).

Jundiaí já conquistou a posição de melhor cidade do Brasil em saneamento básico (Instituto Trata Brasil), a 2ª melhor cidade em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre os municípios com mais de 300 mil habitantes, e é a 9ª economia do Estado e 23ª do Brasil.

Fonte: Portal JJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s