Artesã faz de sua casa um ‘santuário‘ da arte

A obsessão por criar algo novo fez de Renata Trujillo uma grande artesã. Ela é formada em Arteterapia em Educação e Saúde, mas há quase 10 anos trabalha como bancária. Recentemente passou por uma cirurgia e se afastou. Neste período de recuperação, sua produção de obras de arte aumentou, e o resultado é uma casa transformada numa verdadeira obra de arte.

Quem passa pela calçada já avista o relógio de energia elétrica, personalizado com árvores de tecido e botões. Na porta que divide ambientes, as caveiras mexicanas. Na sala, quadros por todos os lados com a imagem da pintora mexicana Frida Kahlo. Na sala de jantar, uma mesa com tijolos coloridos remetendo à arte mineira. No quarto, o guarda roupa colorido, feito à mão. Ao redor da cama, luzes de led. E na área uma surpresa: um teto coberto com tecido, iluminado por velas guardadas em gaiolas coloridas. Ao redor, flores. Um conjunto que torna o local perfeito para descanso.

Renata conta que a inspiração para suas criações veio de seu pai, que fazia peças de ferro e madeira. Com um lápis e martelo na mão, aos 12 anos, começaram suas primeiras invenções, com a pintura de quadros. Mas, ela queria “ampliar o horizonte”, e passou a pintar as paredes de seu quarto. Não demorou muito, e lá estava ela restaurando objetos. “Depois que me casei, passei a contar com o apoio do meu marido, ele diz que não gosta de colocar a mão no que estou fazendo para não interferir nos “sentimentos”, mas se algo der errado ou faltar força física ele está a postos”. Mãe de dois filhos, Renata ressalta que além do apoio do marido, os filhos também adoram a ideia de suas obras e criações dentro de casa. “Eles dizem que tudo que eu toco ganha vida. Minha casa é meu templo, onde abrigo minha maior riqueza que é a família, por isso, tento manter um ambiente de paz, harmonia, e principalmente de cores com tons alegres e poéticos.”

As pinturas e obras de Renata têm traços com estilo próprio, alegres e desprovidos de perfeição. “a arte não exige perfeição, ela exige toda a expressão de sentimentos e prazer naquilo que se cria ou transforma, por isso, considero que minhas obras são únicas”. Mas, ela tenta retratar, além de seus sentimentos, duas grandes paixões, as caveiras mexicanas e a pintora mexicana Frida Kahlo.

Caveiras Mexicanas – Buscando conhecer um pouco mais da história de seu próprio sobrenome (Trujillo), que carrega traços da Espanha e México, Renata descobriu muitas curiosidades sobre a cultura destes países. No México, as caveiras representam proteção aos maus espíritos, quando festejado o Dia dos Mortos, caveiras são decoradas e colocadas em diversas partes das casas para “espantar” a negatividade no ambiente “Acredito nisso, tanto que a porta que pintei é logo na entrada da minha casa, assim como os diversos filtros dos sonhos que estão espalhados. Gosto de símbolos, eles fortalecem minha crença de que o bem está acima de tudo”, explica.

Frida Kahlo – O amor pela pintora mexicana Frida Kahlo surgiu após a leitura de sua história, uma mulher que enfrentou desde doenças a traições, e se tornou, ao longo dos anos e até depois de sua morte, um ícone das artes e do universo feminino. “Ela encontrou na arte uma forma de expressar seus sentimentos. Acredito que todas nós mulheres somos Frida. Temos nossas alegrias, sonhos, desesperos, e principalmente a vontade de continuar a vida, mesmo quando passamos por momentos tristes”

A paixão sem técnica não gera obra de arte. Segundo Renata, é muito importante atentar-se ao material escolhido de base para pintura, restauração ou construção de algum móvel. “Saber utilizar o material é importante, mas, quando se tem vontade e amor pela arte, tudo dá certo!” E quando alguém pergunta se ela comercializa suas obras, a resposta é categórica: “Não. Até faço alguns artesanatos para amigos e familiares, mas faço pensando na pessoa. Posso ensinar, mas vender as obras não, explica Renata.

2016-01-24_12-50-07_1

Confira a galeria de fotos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s