Nos penhascos de Cliffs of Moher

Uma paisagem de tirar o fôlego! É assim que podemos classificar os Cliffs of Moher, rochas que formam imensos penhascos sob a beira do Oceano Atlântico. Alguns chegam a uma altura de 120m acima do mar. Ir até a margem do penhasco e olhar para baixo pode te dar tonturas, cuidado! Mas eu, curiosa como sou, não perdi a oportunidade e fui. Apesar do vento, a vista é sensacional. O local, que é um dos cartões postais da Irlanda, recebe mais de um milhão de visitantes anualmente, e serviu de cenário para os filmes A Princesa Prometida (1987), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Casa Comigo? (2010).

cliffs-7

Outro atrativo do  Cliffs of Moher é a torre de observação, a O’Brien’s Tower, que te eleva um pouco mais acima dos penhascos e permite ter uma visão privilegiada. Vale a pena subir seus degraus. Pagando uma taxa de € 2 é possível entrar na torre e  avistar as Ilhas Aran, a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os Doze Pinos a norte em Connemara e o Loop Head ao sul.

cliffs11

Em 2011, o Cliffs of Moher foi candidato a uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo e dentre 440 outras localidades, ficou listada entre as 28 finalistas, não passando à fase posterior da competição. Apesar disso, as falésias irlandesas são consideradas umas das 7 Maravilhas Naturais da Europa.

Um pouco de história…

O nome Moher deriva das ruínas do forte “Mothar”, que foi demolido durante as guerras napoleônicas para dar lugar a uma torre de sinalização. As falésias se formaram a cerca de 320 milhões de anos atrás, durante um período chamado de Idade Carbonífera superior, essa região era mais aquecida e ficava na boca de um grande rio. Esse rio jorrava água com lama e areia, que sedimentava formando as camadas de rocha que podemos ver hoje em dia.

Vida animal no Cliffs of Moher

O Cliffs of Moher é uma área protegida sob a Diretriz de 1979 da União Européia para Pássaros. A região é moradia da maior colônia de aves da Irlanda, com 20 espécies de aves nidificadoras, incluindo 9 espécies reprodutoras e até 30 mil casais reprodutores. Da beira das falésias, você pode avistar Papagaios-do-mar (Puffin), Falcões Peregrinos e Corvos Celtas, entre outras aves, além de golfinhos, cabras selvagens e uma extensa e linda vegetação.

cliffs

Como chegar:

O parque do Cliffs of Moher fica localizado no Condado de Clare, na Paróquia de Liscannor, a sudoeste da área de Buren. Uma das formas de chegar ao Cliffs of Moher é de carro, tomando como referência a cidade de Galway, que fica a pouco mais de uma hora do parque. Verifique também a possibilidade de visitar o parque através de empresas turísticas, que além de o levarem aos Cliffs, também irão a outros pontos turísticos das redondezas.

Veja mais fotos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s