Dublin, uma cidade de pontes e histórias

Elas são lindas, repletas de história e liga importantes pontos da cidade. Quem aqui já parou para pensar em quantas pontes existem em Dublin? Para se ter uma ideia, apenas sobre o rio Liffey, conectando os lados norte e sul da cidade, são 23. Mas, 5 delas são repletas de história, então, lets go!

 

O Connell Bridge: Inaugurada em 1880 e seu nome é uma homenagem a Daniel O’Connell, conhecido como emancipador.

oconnell-bridge


Ha’Penny Bridge:
Foi a primeira ponte construída sobre o rio Liffey voltada exclusivamente para pedestres. Ela está em funcionamento desde 1816 e deve seu nome ao meio centavo (em inglês: ‘half penny’) que cada morador da cidade tinha que pagar para atravessar a ponte.

hapenny-bridge

Samuel Beckett Bridge: O nome da ponte é uma homenagem ao escritor de teatro Samuel Beckett e seu formato é o de uma harpa, símbolo da Irlanda.

samuel-beckett-bridge

Mellows Bridge: é a ponte mais antiga de Dublin, sendo construída em 1768. A ponte tem esse nome em homenagem a Liam-Mellows, um republicano irlandês executado durante a Guerra Civil de 1932.

mellows-bridge

James Joyce Bridge: Também desenvolvida pelo arquiteto Santiago Calatrava, a James Joyce está aberta a pedestres e carros desde junho de 2003 e seu décimo aniversário foi celebrado durante o Bloomsday, em 2013.Além de homenagear o escritor homônimo, o fato curioso é que um dos contos de Joyce, chamado A Morte, se passa no número 15 da Ushers Island, casa que está localizada em frente à ponte, no lado sul da cidade.

james-joyce-bridge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s