Um brinde às cervejas Irlandesas

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por vinho. Mas não dá pra ir à Irlanda e deixar de apreciar as cervejas que ganharam o título de melhores do mundo. Então, vamos a uma seleção de 7 cervejas que merecem destaque.  Antes, entenda porque os turistas encaram até 40 minutos de fila para visitar a Guinness Storehouse. E um agradecimento aos amigos que me disseram:

Toma uma Guinness por mim!!!! Missão dada é missão cumprida 🙂

fb_img_1480212375902

A Guinness Storehouse, como é chamada a fábrica de produção de cervejas, tem sete andares, e oferece uma estrutura invejável para turistas, que têm a chance de conhecer todas as etapas de fabricação da cerveja. No final do passeio, é obrigatório visitar o Gravity Bar, um bar panorâmico (360º) que fica no último andar do prédio, e do qual é possível degustar algumas Guinness (já que ninguém é de ferro, sendo um ‘half pint’ por pessoa ofertado gratuitamente (não jogue fora o seu bilhete de entrada), enquanto apreciamos a vista de boa parte da cidade.

fb_img_1480212335757

Abaixo as eleitas como 7 melhores cervejas da Irlanda. Em Jundiaí você vai encontrá-las em lojas de importados ou hipermercados.

Guinness Draught – Esta é a cerveja mais consumida no país, além de ser uma das marcas cervejeiras mais famosas no mundo. A Guinness é produzida desde o final do século XVIII. Contudo, a cerveja preta Guinness Draught , de alta fermentação, marcante sabor torrado e hoje clássica, só chegou ao mercado em meados dos anos 1950. Seu balanço é equilibrado entre o amargo e o doce, com notas de chocolate e café.

Ohara’s Celtic Stout (Carlow Brewery) – Esta é uma cerveja do que se chamaria de “velha escola” e foi reavivada pela Carlow Brewing Company, fundada em 1996, motivada pela crença de que seu modo de fabricação de bebidas é superior aos métodos modernos. Esta versão da Ohara’s Celtic Stout é bastante fiel à Stout irlandesa original: traz a combinação robusta e encorpada do lúpulo e cevada torrada, fornecendo doçura na medida certa, sem aditivos artificiais. É apenas lúpulo, cevada, levedura e água – e é impressionantemente saborosa.

Harp Lager – Esta é a cerveja clara mais vendida na Irlanda. A bebida tem um princípio amargo bastante leve e que rapidamente se torna suave e refrescante. A Harp Larger acaba se parecendo bastante com as cervejas de boa qualidade que temos à venda no Brasil.

Kilkenny Irish Cream Ale -Esta cerveja é mais antiga do que muitos países atuais, com herança que remonta o século XIV. Seu gosto pode ser descrito como uma Smithwicks com menos lúpulo e uma cabeça cremosa como a da Guinness. A bebida âmbar tem aroma rico e sabor de malte torrado, tudo cremoso e doce ao mesmo tempo, compensado por um leve amargor no fundo.

Murphy’s Irish Red – A Murphy´s Irish Red possui cor bem avermelhada e é mais doce do que as cervejas do tipo Stout. Esta cerveja remonta os meados do século XIX e possui como características marcantes ser mais seca e fresca, bem gaseificada, além de trazer sinais de frutas e de caramelo.

Murphy’s Irish Stout – Esta é a mais doce e leve cerveja inserida entre as três grandes da Irlanda (Guinness, Beamish e Murphy). Ela é mais adocicada do que a Guiness Draught, sua tradicional rival. No Brasil a Murphy´s Irish Stout começou a ser encontrada por meio da importação feita pelo grupo Heineken, conglomerado ao qual pertence hoje.

Smithwick’s Irish Ale – A Smithwick´s Irish Ale é tão antiga que remonta ao século XIV, quando os monges preparavam a própria cerveja. As ruínas da abadia franciscana original de Smithwick ainda podem ser vistas. Esta é a mais antiga cervejaria em operação na Irlanda. Como o Irish Red da Murphy, esta cerveja é um Ale vermelho caracterizado por malte caramelo e um toque de lúpulo.

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Milena disse:

    Amei!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s