A culinária e os doces peruanos

A culinária peruana vai além do tradicional ceviche. Durante minha estadia no Peru tive o privilégio de participar de um festival de gastronomia em Lima. Conheça 10 pratos típicos que fazem sucesso no país das lhamas e do pisco sour. Mas já deixo um aviso, se você não gosta de pratos exóticos, tenha cuidado na hora de escolher o que comer! Algumas das receitas selecionadas são ancestrais à chegada dos espanhóis e mesmo ao Império Inca. A média de preços varia de 5 à 30 soles (o que equivale a uns R$30).

Esses pratos podem ser facilmente encontrados nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio e Brasília. Outras receitas mais regionais são limitadas ao próprio Peru, como no circuito incomparável de restaurantes de Lima. Ou estão em restaurantes típicos que sejam de fato peruanos, e não apenas inspirados na culinária andina do país. E se a comida é boa, pensa só nos doces. Se você é formiga como eu, prepare-se para ganhar uns quilinhos a mais. Confira abaixo a lista dos melhores pratos e doces do Peru.

Pratos típicos

1. Olluquito con charque: Impossível ser mais peruano: o prato é feito com uma batata que só cresce na Cordilheira dos Andes e carne seca de lhama ou alpaca. Que me desculpem os fãs desses simpáticos mascotes andinos, mas nunca comi nada mais macio do que carne de alpaca. Aliás, bifes de alpacas e lhamas estão em vários pratos da região andina, como no próprio Lomo Saltado, número 3 da lista.

olluquito

2. Picante de Cuy: Em bom português, porquinho-da-índia com molho de pimenta. Desde antes do início do Império Inca, o prato é comum na região onde hoje é o Peru. Apesar de ser ainda muito servido nos restaurantes do país, é mais comum encontrar frango sob o mesmo molho apimentado, com o nome também adaptado: Picante de Pollo. Uma das minhas preferidas entre as comidas típicas do Peru.

picante-de-cuy

3. Lomo Saltado: A imigração oriental foi muito forte no Peru e gerou pratos como esse, na minha opinião um dos melhores do país. Basicamente, fatias de filé, legumes e batatas fritas cobertos por um molho à base de shoyu. Tudo isso sobre uma camada bem servida de arroz.

lomo-saltado

4. Ají de Gallina: No Brasil temos muitos pratos com frango desfiado, mas nenhum tão incrementado quanto esse, que nasceu da mistura de ingredientes espanhóis e quechuas, povos indígenas que há séculos habitam o Peru. Mais que desfiado, o frango é triturado e misturado com um molho de pimenta verde, leite e pão. Geralmente acompanha batata, azeitona e ovo cozido, embora com arroz seja muito mais gostoso. Olha a receita do prato aqui, em português.

aji_de_gallina

5. Anticuchos: Gosta de espetinho? Então vai adorar essa típica comida de rua do Peru, vendida em Lima por ambulantes. Enquanto no Brasil o espetinho de carne geralmente é coberto de farinha e acompanha vinagrete e farofa, no Peru ele é coberto com molho de pimenta e acompanha legumes como milho e batata. Veja outras comidas de rua da América do Sul.

anticuchos

6. Rocoto Relleno: O “rocoto” é uma pimenta muito resistente ao frio, natural da América do Sul e mais comum no altiplano andino. Por ser grande e adocicada, quase do tamanho de uma maçã, é perfeita para ser recheada. O recheio mais comum leva carne, azeite, cominho e queijo fresco. Depois de assado no forno, o prato é servido com batatas douradas. É típico da região de Arequipa, mas também pode ser encontrado em restaurantes de cozinha regional em Lima ou mesmo no exterior. Olha a receita aqui, em espanhol.

rocoto-relleno

7. Pollo a la Brasa: Mais uma coincidência com a culinária brasileira e as comidas típicas do Peru. Por lá, o frango assado é um dos pratos mais consumidos e também um dos mais baratos, vendido em bares e restaurantes de norte a sul do país. Geralmente eles preferem batatas fritas pra acompanhar, mas o arroz no Peru é quase tão bom quanto no Brasil e merece entrar no prato.

pollo-a-la-brasa

8. Ceviche: É o prato típico do Peru mais conhecido no mundo. No Brasil já vi até pizzaria vendendo Ceviche, tamanha a fama do prato que leva peixe cru, cebola, pimenta, milho roxo e outros ingredientes cozidos num caldo de limão. Os ingredientes e o tipo do peixe podem variar, mas se bem feito, o resultado é sempre incrível.

ceviche

9. Causa a la Limeña: Popular também na Colômbia e no Equador, é mais um prato que antecede a chegada dos espanhóis ao Peru. Preparado com batatas andinas, alface, milho, ovo cozido, palta (também popular na culinária chilena), queijo e azeitona, entre outros ingredientes opcionais, como frango, atum ou mariscos.

causa-a-la-limena

10. Arroz con Mariscos: O nome já entrega os ingredientes dessa que é uma das comidas típicas mais consumidas no Peru. O arroz branco é preparado com cebola, pimenta, camarões e mexilhões, além de outros frutos do mar a gosto. Uma forma regional de preparar o internacional risoto de frutos do mar. Por fim, tudo vai bem com Pisco Sour e Chicha Morada. Mas tem que ser aquela Chicha fresquinha, feita na hora, e não aquele engarrafada, que nem gosto de milho tem.

arroz-com-mariscos

 

Os doces

Tres Leches: É uma das sobremesas que todos os turistas deveriam experimentar. É tipo de bolo cremoso, feito com três tipos de leite (leite condensado, leite evaporado e creme de leite).

Manjar Blanco: É na verdade um ingrediente para quase todas as sobremesas peruanas, se parece muito ao já conhecido doce de leite.

Suspiro de Limeña: Primeiro se coloca uma camada de manjar blanco, feito com leite condensado e açúcar. Em cima, é colocado merengue, feito com açúcar, ovos e um pouco de vinho. É uma sobremesa que faz as pessoas suspirarem.

Helado de Lúcuma: A lúcuma é uma fruta tropical, consumida pelos peruanos desde os tempos pré-colombianos. As civilizações da região chamavam a fruta de “ouro dos incas. Atualmente os peruanos adoram o sorvete de lúcuma, que é refrescante e suave.

Picarones: Eles são uma massa feita com quinua ou batata, frita com óleo quente até que o exterior fique crocante e o interior macio. Depois, os picarones são cobertos com xarope doce.

Arroz con Leche: A maioria dos latinos já conhece esse pudim, mesmo assim a versão peruana tem um toque especial.

Alfajores: O nome vem de uma palavra árabe, que significa “recheio”. O alfajor tradicional é feito com dois bolachas, recheadas com manjar blanco e cobertas com açúcar refinado. Elas resistem bem às viagens e são uma boa opção de presente para levar aos seus amigos.

Mazamorra Morada: Feita com milho roxo, a mazamorra é temperada com canela e cravo e preparada com pedaços de maçã. Muitas pessoas gostam de comer com arroz con leche.

Turrón de Doña Pepa: Comer turrón é uma experiência quase religiosa, já que a sobremesa está relacionada com o festival do Señor de los Milagros.é feita com camada de tipo de torta, banhada em mel ou melado e coberto com confeitos coloridos.

Queso Helado: Mesmo se chamando “queso” (queijo), o ingrediente não faz parte da receita. O queso helado é um sorvete, feito com creme, coco e baunilha. É uma sobremesa típica de Arequipa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s