Jameson, o whiskey que conquistou o mundo

Muitas pessoas sabem que a Irlanda é a terra da cerveja Guinness, mas nem todo mundo sabe que lá é o lar de outra bebida mundialmente apreciada: O whiskey Jameson.
A Ilha Esmeralda produz whiskey com muito orgulho e para quem aprecia este destilado ou para quem quer conhecer mais sobre a relação da Irlanda com o whiskey, uma visita à Old Jameson Distillery é obrigatória.

Localizada em Smithfield (bem próxima ao ponto de mesmo nome do Luas), há aproximadamente 20 minutos andando da O’Connell Street está Old Jameson Distillery, uma antiga destilaria que hoje é um museu/bar/restaurante com tours guiados que abordam a história do Jameson na Irlanda explicando as características únicas do whiskey irlandês, traçando comparativos com outros whiskeys famosos e até permitindo a degustação (Para os maiores de 18 anos, já que esta é a idade legal na Irlanda que permite o consumo de bebidas alcoólicas).

Curiosos de plantão, atenção! A palavra “Whiskey” em irlandês se escreve “Uisce beatha” (A pronuncia é algo como “Ishka Baha”) e seu significado literal é Água da Vida. O tour, chamado Jameson Experience, começa com um vídeo e uma pequena apresentação feita pelo guia que contam uma breve história do whiskey Jameson na Irlanda. Apesar do whiskey ser irlandês, seu fundador John Jameson é, na verdade, Escocês! Ele veio por volta de 1770 para Dublin, uma das cidades mais importantes do meio para tocar seus negócios “Sine Metu”, ou seja, “Sem Medo”, o lema da família Jameson.

Em cada estágio do tour o guia passa informações detalhadas sobre a história e processo de fabricação do whiskey. Há muito a aprender e entender sobre o armazenamento e seleção dos grãos da cevada, passando pelo processo especial de malteação através de azulejos especiais que não criam fumaça, impedindo que o sabor do whiskey fique defumado pela fermentação, onde a cevada é cozida e também fica “descansando” pela destilação. Mas como o Jameson é especial, ele é destilado mais do que uma vez, na verdade, por 3 vezes! Ele é inclusive conhecido exatamente por ser destilado deste modo e assim ser o whiskey mais suave do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s