A arte do cotidiano de Erwin Wurm

O Brasil recebe mais uma grande exposição. Trata-se da mostra ‘O Corpo é a Casa’, do artista austríaco Erwin Wurm,  que segue até o dia 03 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em  São Paulo.

Após viabilizar exposições que receberam grande número de visitações em 2016, como “O Triunfo da Cor. O Pós-Impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie”, “Paisagem nas Américas” e “ComCiência”, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, por meio do copatrocínio à mostra, possibilita ao público explorar o mundo de um reconhecido artista contemporâneo.

Por meio das mais de 40 obras que compõem a exposição, Erwin Wurm promove um deslocamento de elementos do dia a dia para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares, como casas, carros, roupas e alimentos, para um contexto inesperado, engraçado, e, ao mesmo tempo, crítico em relação à sociedade atual. A mostra, que é a primeira do austríaco no País, tem curadoria de Marcello Dantas.

Um dos destaques, ‘A Casa Gorda’ (2003), que pesa duas toneladas e possui dimensões gigantescas, ficará exposta no térreo do CCBB. Na série ‘O artista que engoliu o mundo’ haverá uma seleção de trabalhos que discute a presença de Erwin em sua obra.

Já na ‘Esculturas de um minuto’, os visitantes terão a oportunidade de interagir por sessenta segundos com as obras. ‘Dentro de casa’ e ‘Comida’ são outras séries que também integram a exposição.

“Proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita é uma das estratégias do Grupo para fomentar a disseminação da arte à população. Por isso, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre investe em iniciativas culturais capazes de ampliar os horizontes da população, democratizando a informação e a socialização do conhecimento.”, comenta Roberto Barroso, presidente do Grupo nas áreas de Vida, Rural e Habitacional.

Além das esculturas, treze vídeos do austríaco também estarão espalhados pelo espaço, em lugares inusitados, como banheiros, corredores e elevadores. E até a fachada do prédio receberá alguns objetos que Erwin criou para interagir com as pessoas que passarem pelo local.

A exposição fica no CCBB SP até 03 de abril, e, na sequência, segue para as unidades do CCBB nas cidades de Brasília (de 21/4 a 26/06), Belo Horizonte (de 11/7 a 18/09) e Rio de Janeiro (de 11/10 a 08/01/2018).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s