Sucesso profissional: trace a sua rota

Alcançar sucesso profissional leva tempo e requer trabalho. Neste post você poderá acompanhar uma espécie de plano de meta para alcançar seus objetivos. Mas, se você quiser acelerar este processo, não perca a palestra do comunicador e coaching Marcel Capretz. Com o tema “Crescer e Evoluir para Vencer”, o evento acontece no dia 25 de abril, a partir das 19h30, no Grêmio CP. Os ingressos custam R$40,00 e podem ser adquiridos por meio do site. Quer faturar um par de ingressos? É fácil! Basta acessar o Dicas da Con, se inscrever para receber as novidades do blog e compartilhar esta notícia. O sorteio será realizado no próximo dia 20.

Agora vamos às dicas para o sucesso profissional:

1. Conheça e defina as competências em que se destaca
Saber quais são os seus pontos fortes é o primeiro passo. Liste todas as competências profissionais em que se destaca e ponha-as em prática. Isto vai também ajudá-lo a perceber o que gosta realmente de fazer a assim traçar metas.

2. Goste do que faz
O sucesso profissional está diretamente ligado à motivação dos profissionais. Quem gosta do seu trabalho tem índices de motivação e, consequentemente, produtividade mais elevados.

3. Defina objetivos em termos profissionais
Tendo bem definidos os dois primeiros pontos é fácil estabelecer os seus objetivos profissionais. Sabendo o que quer da sua carreira, só tem que seguir o plano e mostrar todo o seu potencial. Mas calma, não espere ter resultados imediatos. Os “frutos” só vai colhê-los mais tarde.

4. Arrisque!
Regra básica do sucesso profissional: saia da sua zona de conforto! Certamente vai ter dúvidas a determinada altura, mas é importante que deixe a sua zona de segurança e procure alcançar mais.

5. Não descure o networking
Já aqui falamos da importância do networking para o sucesso profissional e a conclusão é, inevitavelmente,uma boa estratégia de networking pode ser um elemento chave para o sucesso, já que numa boa rede de contactos pode estar uma oportunidade de emprego ou de negócio.

6. Defina uma boa estratégia de marketing pessoal
Ser bem-sucedido implica ter um percurso exemplar, ser o melhor! Independentemente de onde esteja, do que faça ou de onde queira chegar, é fundamental que dê sempre o seu melhor. Só assim pode projetar uma boa imagem de si enquanto profissional. É aqui que entra o marketing pessoal. Quanto melhor for em termos profissionais, mais fácil será promover-se junto dos seus pares.

7. Acima de tudo, aprenda com os seus erros
Os erros devem funcionar como um mecanismo de aprendizagem, que lhe permita evoluir. Não se deixe desmotivar pelos seus erros, pelo contrário, use-os para melhorar enquanto profissional e evitar que se repitam no futuro.

8. Saiba que ninguém é insubstituível
Não se iluda! Da mesma forma que o seu lugar pode ser ocupado por outra pessoa, você também pode preencher o lugar de outro. Não fique ‘preso’ ao seu actual cargo. Se surgir um convite, pondere bem antes de decidir. Não recuse convicto de que é único e que ninguém pode desempenhar as suas funções.

9. Faça acontecer
Não fique parado à espera que as oportunidades lhe caiam em cima do colo. É esforçado e competente? Sabe disso. E os outros? Prove-lhes que é capaz. Tome a iniciativa. Apresente ideias, projectos, soluções, sempre devidamente sustentados. Sabe que vai haver uma vaga ou uma promoção, chegue-se à frente. Apresente o seu nome como potencial candidato. Mostre que está ‘vivo’.

10. Pense fora da caixa
Um dos segredos mais importantes para ter sucesso profissional. As empresas procuram colaboradores autónomos e independentes. Querem profissionais que tragam ideias inovadoras, sem pôr em causa a identidade institucional. O tão conhecido ‘desenrascanço’ português é muitas vezes tido em consideração na hora de contratar.

11. Factor x
Transforme os seus pontos fortes numa vantagem. Avalie as suas competências profissionais e descubra aquela que o distingue. Criatividade, capacidade de liderança, espírito crítico, resiliência… Seja qual for o seu factor x, é nele que deve apostar para sobressair. Invista no marketing pessoal: promova-se!

12. Inteligência emocional
Compreender as nossas emoções e as dos outros, bem como fazer uma correcta gestão das mesmas é um dos grandes segredos para ter sucesso profissional. Ao demonstrar ser capaz de conciliar a emoção e a razão, transmite a ideia de um profissional equilibrado e bem preparado para lidar com situações e pessoas.

Serviço
A palestra será na terça-feira (25), das 19h30 às 22h, no Grêmio CP – Jundiaí, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro, Jundiaí, SP. CEP: 13201002

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s