Quer fazer intercâmbio? Veja as dicas do Luan!

Em apenas 8 meses ele conheceu 14 países. Enfrentou o frio e uma cultura diferente para aperfeiçoar o inglês, tudo com o objetivo de voltar ao Brasil e conquistar uma boa oportunidade de trabalho. Luan Duarte tem 25 anos, é segurança, casado, tem três filhos, e não pensou duas vezes em embarcar numa aventura chamada intercâmbio. A cidade escolhida foi Dublin, na Irlanda, onde passou 6 meses trabalhando como segurança de pubs e reservou dois meses para conhecer alguns países que até então só conhecia por filmes.

Dublin tem sido uma das apostas dos jovens para intercâmbio pela facilidade de visto, que é solicitado ao chegar no país, sem custo e sem burocracia. O estudante tem o prazo de até 4 semanas para completar o seu registro junto ao departamento de imigração. Esse foi um dos pontos que levou Luan a optar pela cidade. Além disso, cerca de 40% da população irlandesa tem menos de 25 anos, ou seja, é um país jovem, ideal para o estudante que quer se divertir. Para isso existem os diversos pubs e casas noturnas que não têm medo de serem ecléticos: dentro dos estabelecimentos, a cultura celta, o britpop e a música eletrônica dividem espaço. Foi num pub que Luan uniu sua experiência como segurança e conquistou o primeiro emprego.

Entre os dias de trabalho no pub e as aulas de inglês, Luan reservou espaço para conhecer lugares como Wicklow, a Irlanda no norte, onde ocorreram as filmagens do seriado Game Of Thrones, Os Cliffs of Moher, cenário de Harry Potter e o Enigma do Príncipe e o filme Casa Comigo, e lógico que não poderia faltar a tradicional visita à fábrica da cerveja mais famosa do mundo, a Guinness.  “Tomar a decisão de embarcar não foi fácil, apesar de ter que me adaptar a outra cultura, deixar minha família foi uma das coisas mais difíceis. Na hora que a saudade apertava, as vídeos chamadas do WhatsApp me salvavam”, conta Luan.

Diferente da grande maioria dos brasileiros, Luan ressalta que sua experiência no exterior o ajudou a valorizar ainda mais o Brasil. Apesar do custo de vida ser mais atrativo lá fora, nenhum país no mundo oferece as riquezas naturais e o potencial do povo brasileiro. E se você pensa em fazer um intercâmbio e tem receio por ter passado dos 30 anos, desencana! No exterior as oportunidades de trabalho estão por todos os lados, basta se empenhar na busca por algo que tenha a ver com você. As vagas mais comuns são de babysitter , Au Pair, atendentes, inclusive as empresas de turismo tem apostado na simpatia dos brasileiros para aumentar a venda de pacotes turísticos.

Além da intercâmbio, Luan aumentou sua coleção de fotografias ao redor do mundo. Conheceu 14 países em apenas dois meses. “No exterior o preço dos voos são um pouco mais acessíveis, de Dublin para Inglaterra, por exemplo, há voos promocionais por menos de US$ 10. Passei pela Holanda, Atenas na Grécia, Roma na Itália. Paris, um lugar que me surpreendeu positivamente. Parecia um sonho, mas ressalto que Malta me marcou muito por sua arquitetura e pela mistura de culturas do país que foi colonizado pela Inglaterra, mas seu povo é de origem italiana, e na região sul se concentram os árabes. É uma mistura de culturas incrível”, ressalta Luan.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s