O que conhecer na região sul de Lima, no Peru

Lima, Cusco e Machu Picchu são os principais atrativos do Peru. A região sul e norte de Lima tem grandes contrastes, e no decorrer dos posts você vai entender porquê. Vamos começar por dois lugares que ficam na região sul e eu amei conhecer: o Parque del Amor e o Shopping Larcomar. Mas, para quem gosta de história, parques e museus, no final do post tem uma lista de dicas para você se divertir em Lima.

O Parque do Amor, no distrito de Miraflores, é um dos melhores lugares na cidade para passar o fim de tarde e observar o bonito visual de Lima para o mar. Em cima de um barranco enorme e cheio de flores coloridas, o parque é o cenário perfeito para tirar fotos e namorar. No lugar está a estátua O Beijo, obra de Victor Delfín, e um grande muro ondulado cheio de frases famosas de artistas peruanos. Vale a pena conhecer!

 

Caminhando um pouco mais você vai se deparar com o shopping Larcomar. Os shoppings muitas vezes podem ser parecidos: lojas, praças de alimentação, pessoas fazendo compras, sacolas cheias… no entanto, em Lima isso é diferente. O Larcomar é um shopping pouco comum e vale a pena conhecê-lo, não por causa de suas lojas, mas pelo visual. O shopping foi construído em cima de um dos enormes barrancos de Miraflores e tem uma vista lindíssima para o Oceano Pacífico. É o lugar ideal para fazer uma refeição apreciando um belo visual ou tomar um café olhando o mar.

regiao-sul-de-lima-3

O transporte em Lima é bem acessível. A moeda novo sol peruano tem a cotação parecida com o real, dá pra trocar 1x 1. E quer um conselho, não leve dólar, por lá é adotada uma cotação interna, então, se o produto custa PEN 5 (soles) e o pagamento for em dólar, o valor vai para US$3 dólares, ou seja, mais de R$8 (reais). A média de preço dos ônibus é similar ao Brasil, mas o clima, bem diferente,  confira um pouquinho no vídeo abaixo:

E vamos ao roteiro: 

Ruínas e Sítios Arqueológicos

Pachacámac: As ruínas de Pachacámac, a 40km do centro de Lima, são como uma grande cidade, com diversas pirâmides, templos e praças construídas em adobe.

Huaca Pucllana: Huaca Pucllana é uma das atrações mais incríveis de Lima. Já pensou visitar um sítio arqueológico com pirâmide e tudo num dos bairros mais nobres da capital, em meio a edifícios residenciais? Em Lima isso é possível. O lugar vem sendo restaurado há mais de 30 anos.

Caral: Caral é uma civilização antiga, com mais de cinco mil anos. A cidade só foi redescoberta alguns anos atrás, e se tornou uma atração turística e histórica desde então. O lugar está a cerca de 200km de Lima e, apesar de cansativo, pode ser conhecido num bate-volta desde a capital peruana.

Parques, Praças e Museus

Palácio do Governo: também conhecido como Casa de Pizarro, fica em frente à Praça Maior e é a residência oficial do presidente peruano. O edifício foi inaugurado em 1938 e tem uma fachada colonial, perfeita pra tirar algumas fotos.

Parque Kennedy: também conhecido como Parque Central de Miraflores, é um local muito interessante para os turistas. Além de ser uma ótima região para hospedagem, nos arredores da praça há muitos restaurantes, lojas e bares para se divertir.

Parque da Reserva: é um dos lugares mais surpreendentes de Lima. Não importa a idade ou a companhia, caminhar pelo lugar é como retornar à infância e sentir-se criança outra vez. O parque possui diversas fontes aquáticas, cada uma com uma iluminação especial, provocando um belo espetáculo aos olhos.

Praça de Armas: também conhecida como Praça Maior, é um dos pontos mais tradicionais para conhecer na cidade. Nela Francisco Pizarro fundou Lima e lá aconteceu uma das primeiras touradas. A partir dela você pode visitar os pontos turísticos do centro, como a Catedral, o Palácio do Governo e a Igreja de São Francisco.

Praça San Martín: no centro de Lima, foi construída para celebrar cem anos da independência. É uma praça florida onde as pessoas gostam de sentar, descansar e observar o movimento do centro.

Igreja e Convento de São Francisco de Assis: O Complexo de San Francisco de Assis é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita Lima. Independentemente da religião, conhecer o lugar é se deparar com um conjunto arquitetônico inigualável, que guarda obras de arte e uma fonte de história incrível.

Catedral de Lima: A Catedral de Lima que se vê atualmente é a terceira igreja construída no mesmo terreno. Nela está o corpo de Pizarro, conquistador espanhol e importante figura para o povo peruano. Essa catedral possui diversas capelas, cada uma com uma decoração especial, e um altar singular, muito bem trabalhado, riquíssimo em detalhes.

Museu Larco Herrera: O Museu Larco é um dos mais importantes de Lima e um dos melhores da América do Sul para quem gosta de arqueologia. São milhares de peças expostas no museu e muitas outras guardadas em seu arquivo, que, diferentemente de grande parte dos museus, também expõe essa área aos seus visitantes.

Museu do Ouro: É um lugar que faz jus ao nome que tem e expõe diversas peças em ouro, dos mais diferentes tamanhos e utilidades. Há muitos objetos em ouro e, por haver tanto a observar, indicamos que a visita seja feita com um guia, a fim de selecionar as partes mais interessantes para ver do museu.

Música e Bares

Peña del Carajo : Quem gosta de conhecer músicas regionais ao viajar precisa conhecer a Peña del Carajo. O lugar apresenta artistas locais conhecidos, que tocam música criolla e animam o público. É um lugar indicado para tomar alguns drinks, ouvir boa música e se divertir.

Puente de Los Suspiros: A Puente de Los Suspiros é um local famoso do bairro boêmio de Barranco, onde as pessoas se reúnem para curtir a noite. Nos arredores da ponte há vários bares e restaurantes; as pessoas gostam de caminhar pela região vendo o movimento enquanto escolhem um local para ficar.

Restaurantes

Saqra: é um restaurante para comer bem sem gastar muito, curtindo o ambiente descolado. O lugar é charmosinho, com decoração criativa e cardápio variado. É o local ideal para comer algo diferente, tomar alguns drinks e curtir a atmosfera descontraída, boa para conversar.

Astrid y Gastón: o restaurante é fino, daqueles que têm fama no país inteiro. Não é pra menos, o chef Gastón, que empresta seu nome ao restaurante, é um dos melhores do mundo.

La 73: Na área de Barranco, um restaurante para comer bem, sem pagar muito, e sair satisfeito é o La 73. É um local gostoso, simples, com área externa interessante para ficar num dia fresco. O serviço pode ser um pouco confuso, mas esse restaurante é legal para um jantar.

La Rosa Náutica: Sem sombra de dúvida, o Restaurante Rosa Náutica é um dos lugares mais exclusivos de Lima. O lugar faz sucesso devido à localização, nada mais nada menos que no Oceano Pacífico.

Calle de las Pizzas: A Calle de las Pizzas, em frente ao Parque Kennedy, é uma rua que fica superanimada durante a noite. Como o nome diz, há diversas pizzarias no lugar, mas não fica apenas nisso: a rua tem várias boates e bares, sendo um local ótimo para passar a noite, conhecer pessoas diferentes e dançar um pouco.

Tanta: O Tanta é daqueles restaurantes com potencial para agradar todo mundo. Pertence ao renomado chef Gastón – o que já garante certo nível de qualidade. É uma boa oportunidade para experimentar as invenções do chef sem precisar gastar tanto como no Astrid y Gastón.

Mercados

Mercado de Surquillo: A verdade é que o Mercado de Surquillo não é um ponto turístico, mas um mercado visitado pelos moradores locais para comprar produtos naturais. É um ótimo local para conhecer frutas regionais que não vemos no Brasil, além de grãos e outros ingredientes utilizados na cozinha popular peruana.

El Mercado: El Mercado é um restaurante sempre presente na lista daqueles que viajam a Lima e querem fazer um roteiro gastronômico especial. É um local alegre, descontraído, com diversas opções no menu. O couvert é simples, porém irresistível!

Mercado Inca: Voltar do Peru sem trazer na mala algumas lembranças é praticamente impossível. Para quem quer fazer compras e arrematar presentes, o Mercado Inka é o lugar certo.

Mais algumas fotos….

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s