Exposição Renato Russo está em cartaz no MIS

Até  28 de janeiro de 2018, o MIS (Museu da Imagem e do Som) apresenta a exposição “Renato Russo“, uma homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira.  A mostra é resultado de uma vasta pesquisa realizada no acervo do cantor, que se encontrava no apartamento onde ele morou, e traz diversos objetos pessoais como fotos, manuscritos, instrumentos musicais, fanzines, letras de músicas, desenhos e cartas de fãs.

Ao longo do percurso, a trajetória do líder do Legião Urbana é narrada por meio de cerca de mil itens pessoais, entre peças de vestuário, fotografias, discos, livros, manuscritos, instrumentos musicais, documentos, desenhos, cartas de fãs e prêmios – uma oportunidade única para adentrar ao multifacetado universo do artista. O início da mostra convida o visitante a transitar pelas referências de Renato Russo, em uma sala recheada de pôsteres, que vão de Joy Division a Velvet Underground. Letreiros em neon e trechos de “Que País é Esse?” completam a experiência sensorial do espaço.

Em seguida, embarcamos em uma verdadeira viagem biográfica por meio de registros da infância da cantor, incluindo álbuns de família e imperdíveis cadernos escolares.

A exposição avança junto à linha do tempo até chegarmos aos primeiros passos musicais do cantor. Aqui, descobrimos rabiscos acerca do Aborto Elétrico, o manuscrito da letra de “Geração Coca-Cola”, e o contrabaixo usado pelo cantor à época.

Prepare-se, então, para uma overdose de Legião Urbana – discos de platina, figurinos, instrumentos, flyers e recortes de jornais dão o tom ao espaço dedicado à banda.

Aqui, não perca a sala-anexo, espelhada do chão ao teto, onde está disposta a coleção de revistas, livros e discos de Renato Russo.

Logo depois, aquarelas e desenhos mostram a faceta artsy do cantor – elas ficam no corredor que nos guia até a sala dedicada inteiramente a cartas e correspondências.

A mostra chega ao fim com um espaço bastante curioso, dedicado ao lado espiritual do artista. Por lá, conhecemos sua coleção de anjos, baralhos de tarô e trechos de entrevistas sobre o assunto.

SE LIGA!
Há, ainda, um ambiente imersivo que convida o público a mergulhar em uma experiência em 360º com óculos de realidade virtual para uma verdadeira viagem ao universo de Renato Russo. Por fim, a visita à exposição se completa com a leitura de manuscritos, disponíveis na Midiateca do MIS, no andar térreo.

Os ingressos, a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), já estão à venda – clique aqui para comprar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s