Nerds e Geeks movimentam a economia

O cenário econômico ainda é de crise,  mas tem alguns segmentos, como as lojas de produtos para nerds e geeks, que têm sofrido menos as consequências, e até projetam um crescimento razoável para 2018. Foi neste nicho de mercado que o empreendedor Rafael Moraes criou a Fun! Gift Store. Instalada no centro de Jundiaí, por lá, o público “nerd” encontrará mercadorias diversas como placas de super-heróis, almofadas o funko pop e outros personagens bem comuns ao mundo nerd. Atualmente, as lojas no segmento nerd e geek é responsável por um faturamento anual que gira em torno de US$ 42 bilhões em todo o mundo.

Mas o perfil Nerd vai bem além do estereótipo do cara com óculos, tímido e bobão retratado nos antigos filmes. Eles gostam de gibis, videogames, jogos de tabuleiro, super-heróis e séries. Há quem defenda a diferença entre o nerd, o geek e outros tantos termos que entraram no vocabulário das novas gerações. Mas uma coisa é certa: eles gostam de jogos, de todos os tipos, de HQ’s, tecnologia e super-heróis. Esse público cresceu, apareceu e movimenta um mercado de bilhões no Brasil. Eles ditam tendências e giram a economia geek. Não à toa tem crescido a oferta de produtos e espaços direcionados par este público. Geralmente um geek é o cara que têm o costume de fazer coleções sobre séries ou personagens favoritos e são experts no assunto. Eles buscam informações sobre a cultura nerd, curiosidades e novidades em produtos também.

“Sempre gostei da temática geek e nerd. Além disso, nos últimos anos esse nicho de mercado teve um grande crescimento, prova disso são os eventos como o CCXP (Comic Con Experience), que reúne milhões de geek e nerds de todo o Brasil” explica Rafael. Então, o empreendedor resolveu unir sua paixão pelo assunto e entrou o mercado, “percebi que Jundiaí não tem muitas variedades neste segmento, foi quando surgiu a ideia da Fun! Gift Store”. Mas antes de investir na loja, Rafael se tornou consumidor e percebeu que aqui os poucos produtos voltados a geek e nerds ficam nas prateleiras de lojas de games/eletrônicos, quando na verdade é um mundo muito mais amplo e cheio de variedades. Para se atualizar com as últimas tendências ele acompanha grupos na internet e canais no youtube sobre o assunto, para oferecer sempre novidades ao público.

Vamos entender a diferente entre público nerd e geek

Os termos nerd e geek têm definições distintas. O primeiro surgiu para descrever pessoas consideradas mais inteligentes que a maioria, que dominavam matemática, física e química, e que tinham problemas de socialização. No Brasil, era o famoso CDF (Cabeça de Ferro), com origem numa expressão usada nos anos 1950, no livro infantil Se eu dirigisse o Zoo, de Theodore Seuss Geisel. Na obra literária, o autor apresenta um personagem de personalidade singular chamado Nerd. Em 1951, a revista Newsweek publicou uma matéria sobre costumes de jovens na cidade de Detroit, na qual dizia que os jovens mais estudiosos estavam sendo chamados de nerds. A partir daí a palavra se popularizou.

Já os geeks, também conhecidos como tecnonerds, são amantes da tecnologia. O interesse deles é voltado principalmente para ciência e informática. Entretanto, o grupo também consome quadrinhos, séries, games entre outros produtos do segmento. A palavra foi utilizada pela primeira vez em 1916. O termo era usado para descrever artistas de circos o que, realizavam performances consideradas esquisitas. Eles comiam insetos vivos e até animais pequenos. O ato ficou conhecido como “geek show”. Após de 1990, a expressão ganha conotação mais positiva e se populariza.

Serviço: A Fun! Gift Store fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 479 – Galeria Marechal – Loja 6. Siga o face , insta e fique antenado com as tendências e novidades!

Conheça a loja!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s