Um roteiro de 7 dias para conhecer Aracaju

Vou começar este post com um whats que você vai precisar quando visitar Sergipe:  o número do André (79) 99658-0001, bugueiro. Porque é impossível você avistar as dunas de Aracaju e não se sentir atraído pelo passeio de Buggy. E quem pensa que o  menor estado brasileiro vive somente do cânion de Xingó, no Rio São Francisco, está enganado. Na direção do litoral sul, são imperdíveis um passeio a Praia do Saco e Mangue Seco, terra de Tieta, já em terras baianas. E para o litoral norte Barra dos Coqueiros, Pirambu, e o pantanal de Pacatuba são uma boa escolha. Merecem visitas também as cidades históricas de Laranjeiras e de São Cristóvão, antiga capital do estado, e ainda o Parque dos Falcões e é claro, o Cânion do Xingó. Reserve pelo menos 5 dias inteiros em Aracaju para realizar os passeios sem pressa e mais 2 dias em Piranhas ou Canindé do São Francisco para o Cânion de Xingó no Rio São Francisco.

Quantos dias devo reservar para essa viagem?
Isso depende do tempo disponível de cada um, sugerimos 7 dias, incluindo neles dois pernoites em Canindé do São Francisco ou Piranhas(AL) para conhecer o Cânion do Xingó e Rota do Cangaço.

Qual a melhor época para conhecer Sergipe?
Como a maioria dos estados do nordeste a melhor época para conhecer Sergipe é de Setembro a Março. A partir de maio até o final de julho o tempo é chuvoso em quase toda região.

Onde se hospedar?
Por suas dimensões, o ideal é fazer base em Aracaju, já que possui uma enorme gama de opções de hospedagem, alugar um carro e realizar por conta própria, além do cânion, os passeios partindo da capital. A orla de Atalaia tem uma enorme variedade de Hotéis e Pousadas para todos os gostos. Para visitar os Cânion do Xingó e a Rota do Cangaço o ideal é pernoitar em Canindé do São Francisco ou Piranhas em Alagoas para poder aproveitar bem o passeio.

dicas da con - sergipe (5)

O que fazer em Sergipe?
Aracaju, a capital sergipana fica espremida entre dois rios, ao sul o Vaza-Barris, e o Sergipe ao norte, onde fica o Centro Histórico de Aracaju, com visitas obrigatórias ao Mercado Municipal, e ao Museu da Gente Sergipana. Na direção da orla, a Praia da Atalaia, apresenta um dos mais belos calçadões do Brasil, onde encontramos o Oceanário de Aracaju com uma unidade do o Projeto TAMAR.

No final da Atalaia, fica a Passarela do Caranguejo, com vários bares e restaurantes, onde a noite rola musica ao vivo com muito forró. Ja na Orla do Pôr do Sol que também é o ponto de embarque para o passeio na Croa do Goré e Ilha dos Namorados, a prefeitura elaborou um projeto, chamado Pôr do Sol. Este foi criado principalmente para valorizar a cultura local, no qual você pode apreciar músicas tocadas por um saxofonista e pelo simpático Valtinho do Acordeon, que canta músicas clássicas em um pequeno barco sobre as águas do rio, ajudando ainda mais a embelezar o pôr do sol do Rio Vaza Barris. Vale informar que o Projeto Pôr do Sol de Aracaju acontece somente aos sábados.

Litoral Norte
Seguir pelo Litoral Norte, passando primeiro em Barra dos Coqueiros, situada na ilha de Santa Luzia, a 15 minutos de carro, do centro de Aracaju pela ponte sobre o rio Sergipe. Este é o endereço de casas de veraneio dos aracajuanos. No centro a praia tem quiosques rústicos e, fora dele as praias são desertas. Em Atalaia Nova tem praias com belas paisagens. A praia de Capuã é um dos locais mais visitados, e os surfistas também a aproveitam muito, pois o mar agitado é ótimo para a prática do esporte. Alugue uma charrete e percorra os coqueirais espalhados pela ilha, é um belo passeio. E no fim do dia, não deixe de conferir o pôr do sol, que traz à tona a silhueta dos prédios de Aracaju.
A Praia de Pirambu fica a cerca de 80 km da Orla de Atalaia em Aracaju. Para chegar lá atravesse a ponte sobre o Rio Sergipe e siga pela rodovia SE-100. A praia é extensa, tem dunas e lagoas e uma área de desova de tartarugas marinhas com uma base do projeto Tamar.

Litoral Sul
Mangue Seco, apesar de ficar no estado da Bahia, fica mais perto de Aracaju do que de Salvador, são pouco mais de 100 km pela SE-100, por isso é um passeio que deve estar na sua lista de lugares para conhecer em Sergipe. A linda Praia do Saco, que fica a 65 km de Aracaju, pode se por acaso seu roteiro estiver apertado, ser conciliada com um passeio a Mangue Seco, pois dali partem embarcações com paradas na ilha da Sogra e em Mangue Seco.

Cidades Históricas
As cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão merecem uma visita. Laranjeiras foi um importante centro de comércio de açúcar e hoje é famosa pela presença das manifestações folclóricas. São Cristóvão foi a primeira capital do estado de Sergipe e conta com diversos monumentos e espaços tombado pelo patrimônio histórico Nacional, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Museu Histórico do Estado de Sergipe, o Conjunto Carmelita, a Igreja de Nosso Senhor dos Passos e a Praça de São Francisco.

Cânion do Xingó
O Cânion do Xingó surgiu após o represamento do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó e tornou-se uma das mais visitadas atrações do estado. O Passeio de Catamarã começa na cidade de Canindé do São Francisco e segue pelo lago por meia hora até chegar ao imponente cânion. Neste local o turista tem direito a mergulho nas águas cristalinas do Velho Chico e a visitar em barquinhos menores o interior dos cânions, onde embarcações de maior porte não conseguem entrar. A Cidade de Canindé do São Francisco fica a pouco mais de 200 km de Aracaju e você pode fazer esse passeio em um bate e volta, ou pernoitar em Canindé ou na cidade alagoana de Piranhas, como fizemos.

A Rota do Cangaço
A Rota do Cangaço é um passeio feito a partir da cidade de Piranhas(AL), Começa numa embarcação que sai do cais e segue pelo leito do Velho Chico, por quase 50 minutos até à primeira parada, no distrito de Entremontes, que é conhecido pelo trabalho artesanal das bordadeiras. De volta a embarcação, seguimos para o onde começa a efetivamente a trilha (Restaurante Angicos), que dura aproximadamente 1 hora (ida e volta) até à Grota do Angico. Foi neste local que Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros foram mortos numa emboscada. As embarcações saem de preferência pela manhã em direção ao restaurante Angico,

Aracaju é considerada, entre as capitais nordestinas, a que possui a melhor qualidade de vida. Possui muitas ciclovias, é muito bem sinalizada e limpa, principalmente na orla, dando a todos que a visitam uma sensação de tranqüilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s