Os primórdios do Carnaval de Veneza

viagensemconta_carnavaldevenezaReza a história de que o carnaval começou a ser celebrado em Veneza no ano de 1162, por ocasião da vitória na Guerra que tirou a Serenissima Repubblica di Venezia dos domínios do Patriarca de Aquileia, Ulrich II of Treven.  De forma documental, a primeira menção ao carnaval vem do ano 1296, quando a última terça-feira antes da Quaresma foi declarada feriado pelo Senado. Desde então, a festividade só cresceu.

Em momentos da história, Veneza parecia a Bahia, o carnaval começava no dia 26 de dezembro e só terminava na quarta-feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma. Mas foi a partir do século XVI que o carnaval começou a tomar os moldes de hoje em dia e as máscaras tornaram-se seu símbolo (um parêntese triste é que o carnaval foi abolido por Napoleão em 1798 e só voltou a ser celebrado em 1979). Inicialmente, as máscaras eram usadas para que os nobres pudessem se juntar ao povo, sem serem reconhecidos, mas logo ganhou ares de romantismo e glamour.

Falando em máscaras, elas são pura arte. Importadas do teatro, mais especificamente dos personagens da Commedia dell’arte, elas transformas os foliões em Colombinas, Arlecchinos, Pieerots, Pantalones, Pulcinellas, Capitanos, dentre outros. As tradicionais são feitas artesanalmente e têm como matéria-prima principal o papel marche. Esse detalhe é algo, inclusive, que você vai logo notar nas ruas de Veneza ao comprar sua máscara. Quem tem o produto tradicional faz questão de deixar claro que ela é feita de papel marche e não de plástico chinês. E isso a gente percebe no preço. Uma máscara típica veneziana custa facilmente mais de 50 euros. Mas, se você quiser só se misturar à multidão, as chinesas, de plástico, são encontradas a 5 euros em qualquer esquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s