Um passeio de Maria Fumaça ao Vale dos Vinhedos

Visitar Bento Gonçalves com o trem Maria Fumaça é uma atração divertida na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos. Se gostar do início do passeio prepare-se! O desfecho será no Vale dos Vinhedos, e você não vai desligar sua câmera fotográfica. Abaixo tem um álbum de fotos e muitas selfies, não resisti 🙂

Confira um pouco de história dos vagões do histórico trem Maria Fumaça e vamos à Vinícola Miolo.

Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com um saboroso vinho. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam um saboroso champanhe. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.

 

Além das atrações artísticas e culturais o passeio é regado a interessantes histórias sobre a chegada dos imigrantes italianos na região. Pela manhã é realizada a viagem com o trem  Maria Fumaça de Gramado até Bento Gonçalves. À tarde acontece o almoço gaúcho e logo após o almoço visita às Vinícolas, e recebe destaque a Vinícola Miolo.

Vinícola Miolo

Umas das maiores e mais movimentadas vinícolas do Vale dos Vinhedos, a Miolo realiza visitas guiadas por enólogos. O tour, de duas horas de duração, começa em um pequeno parreiral que concentra algumas variedades de uvas viníferas que dali seguem para os tanques de inox onde acontece a fermentação alcoólica.

vale-dos-vinhedos-26

O tour continua na cave, onde ficam as barricas de carvalho que acondicionam os vinhos de guarda. Para encerrar, um minicurso de degustação com quatro vinhos da casa. Na hora das compras, o belo showroom é uma perdição! Para fazer a visita é preciso adquirir um bônus – parte do valor é revertido em desconto na loja. Acima de 15 pessoas é preciso fazer agendamento visita@miolo.com.br.

No verão de 2015, a vinícola inaugurou o Wine Garden, combinando os conceitos dos wine bars e dos wine trucks. A céu aberto e integrado à natureza, o espaço fica em meio ao icônico Lote 43 (o primeiro vinhedo da família Miolo, repleto de simbologia e histórias).

 

vale-dos-vinhedos-21

Mas, a grande atração ainda é o wine bar móvel (um ônibus adaptado), que oferece comidas e bebidas para um piquenique perfeito com vista para o lago e para os vinhedos. Da cozinha saem brusquetas, empanadas, sanduiches, quiches, tábuas de frios… servidos em toalhas coloridas espalhadas pelo gramado, com direito a almofadas, sombra das árvores e boa música.

Para acompanhar os petiscos, a carta de bebidas traz vinhos e espumantes da casa. E ainda tem suco de uva para os pequenos, que encontram um espaço kids para curtir o ambiente, que funciona nos fins de semana e feriados, das 10h30 às 18h30 (mediante condições climáticas favoráveis). Quer mais? Pets também são bem vindos! A entrada é gratuita e paga-se somente o que for consumido.

Ouça um pouquinho do ritmo do Sul

Veja mais fotos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s